O crescimento de economia compartilhada praticamente apagou as linhas entre marketplaces e comunidades.
Para start-ups, e especialmente aqueles que envolvem compartilhamento como AirBnB, confiança, transparência e autenticidade se tornaram fatores críticos para se destacar na multidão e crescer.
Marketplaces e comunidades precisam ser confiáveis
Mas esta é a parte difícil para marketplaces online e todos esses tipos de comunidades na internet: Todos eles dizem ser confiáveis – porque eles têm que ser confiáveis.
Isto é tão importante que mesmo marketplaces que operam na dark web prometem ser confiáveis! Mas comunidades realmente confiáveis – como as que operam nas partes indexadas da internet e tem um número grandes de usuários – ainda tem que ficar atentas às coisas para manter os usuários felizes.
Mesmo os marketplaces mais renomados têm um fluxo grande de disputas para mediar. Sites que têm garantia para proteger compradores regularmente tem que lidar com reclamações de vendedores falsos. E tem muitas lojas nas quais os usuários continuam sofrendo com esquemas, pedidos falsos, agendamentos falsos e informações de pagamento roubadas. É triste como uma maçã estragada pode estragar toda uma cesta.
Quantas vezes já ouvimos histórias, pessoalmente ou por notícias, sobre esquemas online? Como o caso do host de AirBnB que voltou de uma viagem de negócios e achou seu apartamento destruído por visitante? E não vamos esquecer dos avisos regulares no Craiglist sobre spam e esquemas: ladrões solicitando transferência, venda de ingressos falsos, donos de apartamentos mentirosos, vendedores fraudulentos de carros usados ou anúncios falsos de trabalho.
Acredite, tem uma lista grande de histórias fraudulentas que já ouvi de amigos e li sobre, que diminuiu minha confiança como usuária de alguns marketplaces.
Como sites de sucesso fazem?
Eu pessoalmente – e estou certa que a maioria de vocês também – amo o fato que as plataformas cortam o intermediário, eliminando gastos extras desnecessários enquanto nos oferecem um local mais seguro para se conectar, completar transações e comunicar com outros. Mas, como que marketplaces de sucesso e efetivos fazem?
A resposta é simples: eles fazem de confiança o direcionamento chave das comunidades que eles criam, e usam de confiança como o maior pilar do crescimento deles. Eles mantém a audiência leal dentro e a fraudulenta fora, porque no final do dia, só um usuário desonesto pode literalmente estragar uma comunidade inteira – quando algo ruim acontece, um problema de reputação pode espalhar como fogo na internet.
Isto tem motivado sites a verificar a identidade das pessoas usando o número de telefone. Comunidades e marketplaces estão adicionando RingCaptcha como uma nova camada de confiança.
Com RingCaptcha, você tem uma maneira universal e simples de pedir ao usuário um tipo de informação traqueável, o que ajudar a confirmar se são quem realmente dizem ser.
Você pode implementar RingCaptcha em um marketplace de algumas maneiras: pode deixar como um passo opcional ou obrigatório – por exemplo, quando as pessoas estão criando o perfil ou quando atividades suspeitas pedem verificação extra.
Para saber mais sobre como implementar RingCaptcha em seu website ou aplicação, por favor, assista o vídeo abaixo. E quando você estiver pronto para ver como realmente funciona, clique aqui para inscrever-se.